quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dia de Pesar


Hoje foi dia de consulta com nutricionista e também de enfrentar a balança.

Ai, meu Deus!

Como estou me sentindo? Mais fina, as roupas largas, mais disposta, os músculos mais firmes, enfim...

Depois de uma breve reunião, vamos encarar os números.

Para minha surpresa, emagreci meio quilo. Mas só? Sim, só. Como explica então a mudança do meu corpo, as roupas largas etc?

Eu ganhei massa magra e eliminei gordura. Meus músculos aumentaram de tamanho, e as gorduras se foram. Quer dizer, as gorduras estão queimando e os músculos estão definindo. Isso é ótimo!

Por isso eu disse, desde o princípio, que o peso na balança é relativo de indivíduo para indivíduo. Não dá para comparar IMC com peso ideal comum. Cada um tem o seu.

Eu pensei que tinha eliminado uns cinco quilos... e não foi bem isso. Mas também, antes eliminar 500 gramas do que engordar 100 gramas.

É bom acontecer isso. Quando sentimos firmeza numa reeducação e eliminamos, como no meu caso, três quilos em um mês, a tendência, pelo menos para mim, é de relaxar um pouco. E não pode! Tem que fazer certo, compensar o que exagerou e não pular nenhuma refeição e não deixar de comer nenhum nutriente estabelecido.

Também o corpo entende que essa é a alimentação, então ele "se acostuma" com essa quantidade e trava um pouco. Com os exercícios a queima de calorias age corretamente, eliminando as gorduras.

Então, pegar firme de novo, caprichar nos cardápios, evitar os engordativos e as guloseimas e continuar a caminhada até atingir o objetivo e levá-lo pelo resto da vida.

Fiquei chateada pelo peso, mas fiquei feliz pelas minhas roupas largas e meus músculos mais definidos.

2 comentários:

  1. Acho que, menos que o peso que a balança marca, vale o quanto notamos de diferença nas roupas. Definir os contornos, modelar o corpo, influem em como as roupas vão se assentando em nós.
    Passei por isso tantas vezes, Clara, que nem sei como encarar agora. Ando mais ou menos com a dieta restritiva, por conta da irritação intestinal e continuo sem os exercícios físicos, mas noto uma mudança significativa nas roupas, a cintura aparecendo, então estou no caminho certo, de pelo menos não engordar...
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, o importante é se sentir bem, perceber que está emagrecendo e não ficar tão preso aos números da balança. E não desistir!
      Falta só se exercitar! Vai se sentir mais disposta, te garanto!

      Beijo!

      Excluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.