quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comendo em Restaurante


Difícil estar num processo de Reeducação Alimentar e ter que se alimentar em restaurante. Mas é possível sim, mesmo que fiquemos com água na boca com uma grande variedade de gostosuras. Não é complicado como parece.

A variedade de saladas é grande, então, encha o prato com todas as cores, um pouco de cada, sem medo de exagerar. Não coloque aqueles molhos prontos por cima! São eles que engordam demais! Se tiver limão, esprema limão e salpique pouquíssimo sal. O gosto do limão já dá aquele sabor especial. Questão de hábito, como eu sempre disse.

Depois você escolha um tipo de carboidrato. Ou arroz, ou batata, ou massa. Fuja da lasanha e do strogonoffe! Deixe para comê-los numa ocasião especial e não no dia a dia rotineiro.

Feijão também é bom, mas feijão sem aquela carne gordurenta nadando, provocando suspiros em quem tem que passar reto. Força! Não é difícil resistir!

Escolha um tipo de carne, de preferência assada, sem molho e sem ser empanada. Hmmmmm, filé de frango empanado, peixe empanado, bife à milanesa..... Tá bom, já passou... Carne magra.

Eu sugiro colocar tudo no prato, e não ficar indo duas ou três vezes se servir. Repetir idas ao balcão de quentes e frios é uma tentação para colocar só um pedacinho daquela batatinha frita tão sequinha que ninguém consegue fazer em casa... E ela vai parar tudo no seu culote!

Coma o suficiente para não ficar estufada e que você poderia comer tudo de novo, mas não precisa comer porque já está saciada. Esse é o limite.

Reserve um dia na semana para comer guloseimas, e coma pouco, só para degustar e não ficar com tanta vontade... Ninguém merece ficar com vontade de comer o que gosta. Mas estamos falando do dia a dia que tem que ter um controle emocional suficiente para resistir e não desistir de ter uma alimentação saudável e uma saúde de ferro.

Sobremesa. Fruta! Coma fruta! Uma fruta apenas e sua vontade de comer doces diminui bastante.

Beber durante as refeições? Melhor não! Isso estufa o estômago e não é bom para a digestão. Tome algo meia hora antes e meia hora depois. Água! Tome água!

Coma devagar, saboreando cada alimento, como se fosse o último pedaço existente e que você queira guardar o sabor para sempre...

Sim, a vida não é justa, mas é assim mesmo e tudo é possível. Questão de hábito, como eu sempre digo.

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Preciso aprender a não vir aqui com fome hahahahahahahha

    Excelentes dicas, porque resistir àqueles pratos que não fazemos em casa é dificil viu! Hehehee

    Passa lá no blog, tem coisa especial! Bjs

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.