quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pamonha Light

Hmmmmm.... mas é bom demais da conta!

Rendimento: 6 pamonhas

Ingredientes

6 espigas de milho verde
1 copo de leite desnatado
8 colheres (café) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de margarina light derretida
adoçante para forno/fogão (Tal e Qual) à vontade. Ir colocando aos poucos
6 pedaços de queijo branco (30 gr cada)

Modo de fazer

Rale as espigas, junte o leite, o açúcar e a margarina. Bata no liquidificador e prove.
Prepare a palha, coloque a pamonha, o queijo, amarre e leve ao fogo numa panela com água fervente e deixe cozinhar.

Muito bom!!!



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Batatinha Frita Sem Óleo

Olha que ideia ótima! Eu fiz e ficou uma delícia! Não ficou, claro, com aquele gostinho de batata frita, mas ficou ótima. Sabemos que o sabor da gordura dá um toque todo especial, mas que é veneno pro nosso organismo, então, evitar gordura é ter bom senso.

Batata frita sem óleo - Blog Cabeça Magra

É possível não fritá-la usando aquelas batatas congeladas. Lembrando que elas são previamente fritas, resfriadas e congeladas. Então continuam sendo batatas fritas, só que com menos gordura.

Colocar as batatas ainda congeladas numa frigideira antiaderente. Ir mexendo até que fiquem douradas.

Batata frita sem óleo - Blog Cabeça Magra

Depois é só colocar sal e pronto!
Sugiro não misturarem mais nenhum carboidrato. Coma com verduras, legumes e carnes.

Batata frita sem óleo - Blog Cabeça Magra

Quanto às calorias, as batatas fritas, ou no óleo ou na antiaderente, têm gordura, então, se for fritar no óleo, melhor fazer caseira, sem ser congelada. E se for fritar a congelada no óleo, as calorias são maiores pois já contém gordura pra conservá-las congeladas.

De todo o jeito, batata frita é irresistível, mas coma com moderação e só de vez em quando.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dicas Para Secar a Barriga

Dicas do Mais Você pra secar a barriga e ficar bem no biquini. Será que dá tempo?


Resumindo:

1) Mastigar bem os alimentos - Melhora a digestão e sacia melhor a fome.

2) Coma menos quantidade e mais vezes ao dia - Ficar sem comer não adianta nada, apenas te faz atacar o alimento na próxima refeição. Além disso o cérebro manda um aviso que é preciso preservar a gordura pra não ficar sem forças, então é tudo uma conspiração. Coma de 3 em 3 horas e coma alimentos leves entre as refeições básicas.

3) Prefira os alimentos de fácil digestão - Evite comidas gordurosas.

4) Coma fibras todos os dias, mas sem exageros - Ajudam no bom funcionamento do intestino. Comer em exagero pode ter o efeito contrário causando inchaço e cólicas. 2 colheres (sopa) por dia de cereais ou meio prato de legumes é o bastante.

5) Troque os refinados pelos integrais - Evite alimentos com farinha branca e/ou açúcar. Pães integrais e açúcar mascavo ou mel são ótimas opções.

6) Evite o sal - Evite condimentos prontos, embutidos, massas instantâneas, salgadinhos, molho de soja, defumados e todos alimentos que não sejam processados de maneira natural, sem adição de sódio.

7) Beba muita água - O ideal seria beber 300 ml de hora em hora. Beber tudo de uma única vez não melhora e não vale nada. O organismo precisa processar a ingestão e fazer seu papel. É ótimo também pra melhorar as funções intestinais.

8) Gordura para eliminar gordura - a mono e poliinsaturadas ajudam a queimar os pneuzinhos . Tenha o hábito de consumir abacate, azeite de oliva e frutas oleaginosas (castanhas).

E, claro, exercícios físicos! Aeróbicos, que exercitam todos os músculos pra queimar calorias e também os abdominais. Pronto! Deu tempo?

Abdominal lateral - em pé, com um peso em cada mão, flexionar o tronco pra um lado e pra outro. 3 séries de 30. Aumentar gradativamente com os dias.

Abdominal superior - Deitada, pernas flexionadas,  segurar uma anilha (com um peso suportável), manter os braços elevados, elevar o tronco e voltar, sem abaixar os braços. 3 séries de 20 e ir aumentando gradativamente com o tempo.

Deitada numa prancha inclinada, pés apoiados, mãos na nuca, elevar o tronco e voltar. 3 séries de 20 e ir aumentando.

Abdominal inferior - Deitada de costas, tornozeleiras com peso suportável, mãos sob os glúteos, elevar as pernas em 90º e voltar, sem encostar os pés no chão. 3 repetições de 20 e ir aumentando com o tempo.

Agora ficou bom, não é?


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alimentos Termogênicos


Alimentos termogênicos são alimentos que aceleram o metabolismo e consequentemente, queimam calorias. Ajudam a emagrecer.

Veja alguns que peguei neste site AQUI.

Gengibre - Melhora a digestão e acelera o metabolismo em até 20%

Canela - Facilita a digestão.

Café - Estimulante e termogênico natural. Melhor consumir até 3 xícaras por dia.

Pimenta vermelha - Auxilia no controle de peso e contribui para a retirada de gordura nas artérias.

Chá verde - Obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Mas tem restrições. Quem tem hipertensão não deve consumi-lo.

Linhaça - Acelera a queima calórica e regulariza o intestino.

Óleo de coco - Estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal.

Mas existem algumas restrições quanto ao consumo desses alimentos. Não são milagrosos e devem ser associados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Eles só auxiliam!

São restritos para quem possui:

- Hipertensão
- Problemas de insônia
- Ansiedade
- Problemas intestinais
- Problemas cardíacos
- Problemas na tireoide

Seria bom se existisse um alimento que secasse a gente de vez, não é? Mas não existe, então temos que continuar com a RA. Um costume saudável pra vida inteira.

Uma ótima semana pra todos!



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Peteca

Peteca é um nome de origem indígena que tanto serve pra designar o esporte quanto o artefato esportivo.

O jogo de peteca guarda certas semelhanças com o voleibol e o badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão.

Pra quem não sabe o jogo de peteca tem regras e é considerado esporte olímpico.

O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o solo numa área definida. É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem, como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis.

A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão ou com a raquete a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida.

  1. A duração de um jogo de peteca é variável: Cada set dura, no máximo, 20 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.
  2. As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.
  3. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária
  4. A receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária
  5. Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.
Esses dados peguei AQUI!

Gasto calórico: 125 kcal/30 min.

Além de ser divertido, é um lazer gostoso que pode ser feito em qualquer área plana, ou terra, cimento, grama e nem precisa de dimensões exatas. Basta dividir a "quadra", montar os times e jogar! Garanta boas gargalhadas e se solte! Gaste calorias com exercícios que deem prazer, que não sejam desgastantes e estafantes. Isso faz toda a diferença.

Não gosta de nada? Divirta-se com um esporte!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dietas e Mais Dietas

Dieta Dukan, já ouvira falar? Cliquem AQUI pra saberem mais um pouco.


Nada mais é do que a dieta à base de proteínas, por um tempo determinado e depois a introdução de outros tipos de alimento. É a dieta da proteína, com nome chique, francês! Dukan é o nome do médico que a criou (?).

Por ser feita por um período curto e determinado, até dá pra arriscar, mas acho que não faria. Continuo com a reeducação alimentar.

O ruim dessas dietas que proíbem alguns alimentos é que nem sempre temos o autocontrole de comer, quando puder, os outros tipos de alimentos. Então ficamos tão ansiosos que acabamos comendo além da conta, além do "permitido". E engordamos tudo de novo.

Essa dieta é aquela que secou (não sei se é verdade) a princesa Kate Meddleton e Jennifer Lopez. Tá bom, uma é atriz e a outra é uma princesa. E tem muitas que fazem e tá tudo certo. Depende de cada um querer fazer ou não.

Mas pra nós, pobre mortais, o efeito sanfona já deu o que tinha que dar. Digo por mim, prefiro ir aos poucos, sem privações radicais, comendo de tudo, moderadamente. Acho que com a maturidade acabei ficando intolerante a certas privações. É claro que eu queria um corpo bom, sem isso, sem aquilo, mas não estou desesperada pra isso. Então tudo continua como antes.

Dia após dia, com calma e sempre, pra sempre!


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vontade de Comer Tudo


Quem passou  boa parte da vida lutando contra a balança, bem, lutar contra a balança não é bem o termo porque não fico me pesando, então, pra quem fica pelejando pra ter um corpo que agrade o espelho, não é fácil deixar de comer essas gostosuras que sempre nos aparecem só pra nos provocar.

Fazer dieta é um horror e reeducação alimentar nem tanto assim. Me adaptei perfeitamente e mudei meus hábitos alimentares. Junto com exercícios físicos estou conseguindo chegar num objetivo agradável.

Mas tem dias que dá vontade de comer tudo de engordativo e delicioso que eu conheço. Como controlar essa compulsão, meu Deus do céu?

Eu não costumo ter essas delícias em casa e nem tenho grana pra gastar com essas besteiras, então já é um ponto positivo.

Eu como umas guloseimas de vez em quando, mas em quantidade pequena, e nem fico me lamentando de ter comido só um pedacinho. O mundo não acaba se não comemos ou se só degustamos. Isso é um alívio.

Na reeducação alimentar ficamos cientes disso, de que podemos provar, degustar tudo, mas não todos os dias e nem se empanturrar até não aguentar nem se levantar da cadeira.

Não é fácil! Mas não é impossível.

Muitas coisas eu nem sinto falta. Refrigerante por exemplo, não faço mais questão. Me habituei a sucos e quando faço alguma refeição, tomo no máximo meio copo de suco. Isso faz toda a diferença, pois não me sinto mais inchada depois de uma refeição.

O ideal seria comermos o suficiente para não ficar com sensação de fome. Se fôssemos comer novamente logo em seguida, comeríamos a mesma quantidade. O organismo se acostuma a pequenas quantidades.

Agora, o açúcar, ah, esse vilão delicioso, não consigo ficar sem. Mas diminuí a quantidade em mais da metade do que estava habituada a comer. Sucos, café e leite eu adoço com açúcar em menor quantidade. Isso me ajuda a não sentir tanta falta de doce durante o dia.

Esses dias eu coloquei uma roupa que não me entrava há anos... E ela entrou! Quer felicidade maior que essa? Aquele corpão que tinha quando era jovem, esse não será possível revê-lo, mas estar bem, olhar no espelho e se aceitar, isso é realmente o maior estímulo.

Hoje a reeducação alimentar não é mais uma luta, mas um agregador de saúde que faço com prazer. Um hábito que não tem volta, que já se enraizou em mim e ficará até meu último dia.

O corpo agradece, a saúde fica boazinha e meu espelho me aplaude!

Ótima semana pra todos!


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fisiologia do Exercício

Hoje, pra quem tiver paciência e curiosidade, uma aula sobre Produção Fisiológica de Força Muscular.

É estudante de Educação Física? Gosta de saber o que acontece com seu corpo quando pratica um exercício? É curioso e gosta de saber sobre tudo? Então assista. É interessante saber o processo de um exercício físico.

O corpo humano é perfeito! Vale a pena conhecer, nem que seja só um pouco.

Até semana que vem!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bolo de Cenoura - Light

Imagem Google

Ingredientes

2 cenouras cruas, médias
2 ovos inteiros
6 colheres (chá) de óleo
1 pitada de sal
12 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) fermento em pó
4 colheres (café) adoçante Tal e Qual

Modo de fazer

Bater no liquidificador os ovos, a cenoura e o óleo. Despejar em uma tigela e acrescentar o restante dos ingredientes e mexer. Levar a assar em forma untada e polvilhada por 35' a 40'.

Se quiser uma cobertura light, jogar por cima pudim de chocolate light. Prepará-lo como indicado na embalagem.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ginástica Artística

Para adultos!

Já pensaram na possibilidade de praticar ginástica artística, antes era chamada de ginástica olímpica? Sem o propósito de competição? Só por prazer, só por gostar, só pra se exercitar, só pra queimar calorias e ficar com a saúde boa?

Então, isso é possível sim! Algumas academias oferecem aulas pra adultos, com experiência ou não.

Pra quem não tem paciência com academia, musculação, aula de dança, nem nada, ginástica artística é uma boa opção.

Olha um apresentação nesse vídeo  Pessoas comuns, que praticam a ginástica artística. Nem é preciso se apresentar como essas pessoas estão fazendo, basta treinar e pronto!


O corpo humano é fantástico! E mesmo quem nunca praticou nenhum tipo de ginástica, se tiver persistência, foco e força de vontade, os resultados serão muito bons.

O gasto calórico é de 6 kcal/min. Muito bom!

Além de proporcionar um ótimo condicionamento físico, trabalha a flexibilidade, força muscular, coordenação motora, agilidade e postura corporal. Assistam o vídeo e reparem que algumas atletas estão acima do peso. Então, não tem desculpa pra não tentar, caso tenha vontade em conhecer.

Quando fiz faculdade de Educação Física, tive a disciplina de Ginástica Olímpica. Aprendi a dar cambalhotas, a saltar no cavalo, a me equilibrar nas barras, enfim, aprendi um mínimo do mínimo. No começo, claro, fiquei com medo, mas depois tudo foi tranquilo.

Com um bom profissional, tudo vale a pena quando se tem vontade e disposição pra mudar de vida.

Confiem, tentem, arrisquem e se surpreendam com os resultados

Olhem AQUI, o brasileiro Artur Zanetti, que ganhou medalha de ouro no Campeonato de Ginástica Artística, na categoria argolas, na Bélgica. Fantástico! Imaginem o treinamento de um atleta, a dedicação, a postura, a rotina diária pra ser capaz de competir e ganhar uma medalha de ouro. São anos e anos de treinamento pra alguns minutos de apresentação. Imaginem... O melhor do mundo!




quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pão de Micro-ondas

Imagem daqui

Já vi em muitos blogs e achei interessante. Saudável e prático e com o privilégio de comê-lo fresquinho e quentinho. Só colocar recheio e pronto!

Ingredientes

1 ovo (pode ser só a clara)
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de iogurte desnatado ou 1 colher (sopa) de água
1 colher (café) de fermento em pó
Opcional: adicionar ervas ou sementes.

Junte todos os ingredientes e mexa bem com um garfo ou mixer. Coloque em uma pequena travessa e leve ao micro-ondas, na potência alta, por 2 min e 20 seg. Lembrando que cada micro-ondas tem um tempo diferenciado.

Neste blog aqui, peguei a receita e muitas variações. Vale a pena conferir. É de dar água na boca.